segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Entrevista Jonas Franzolin – Método Fisiotaping

O blog Movimentando Fisio tem o prazer de entrevistar o fisioterapeuta Dr. Jonas Franzolin, criador e ministrante dos cursos de Fisiotaping em todo o país.


Movimentando fisio: Conte-nos como e onde foi  sua formação no método de bandagens neuromusculares.

Primeiramente gostaria de agradecer ao blog Movimentando Fisio pelo convite. Minha formação no método de bandagens neuromusculares começou em 2008 em Madri na Espanha, onde fiz o curso Kinesio Taping (KT1 e KT2). Depois também na Espanha em 2009 fiz outro curso de bandagens que se chama Vendagens Neuromiofascial. Voltando para o Brasil também em 2009 fiz a formação completa da Kinesiology Taping, e em 2011 voltei para Europa só que agora em Portugal na cidade de Porto para terminar a formação da Kinesiotaping (KT3).


Movimentando fisio: Como surgiu a Fisiotaping e qual o diferencial em relação aos outros métodos no mercado, como a Kinesiotaping e o Therapytaping?

A Fisio-Taping surgiu em 2009 quando voltei ao Brasil já com o objetivo de passar meus conhecimentos adquiridos nos cursos internacionais. Ministrei meu primeiro curso sobre bandagens eláticas funcionais na cidade de Bauru. Primeiramente como meu objetivo era fazer um curso especifico para Fisioterapeutas, estava a procura de um nome que uni-se  a fisioterapia com bandagens, daí surgiu o nome de Fisio-Taping. O diferencial em relação aos outros métodos de bandagens Neuromusculares acredito que seja na forma de realização do curso, sendo mais objetiva e prática. Passado de uma forma mais clara para os alunos tornando-se uma ótima ferramenta de trabalho para o profissional. Todos os cursos de bandagens neuromusculares vêm da linha da Kinesio Taping onde surgiu a técnica de bandagens elásticas adesivas no Japão. Então cada professor tem sua Filosofia de trabalho conciliando a vivencia prática e muito estudo na área.


Movimentando fisio: Quais as novidades em relação às bandagens neuromusculares funcionais? Quanto aos cursos, você poderia nos dizer se pretende direcioná – los no futuro por áreas, como fez com a linfotaping.

As novidades sobre a técnica de Bandagens tem surgido a cada ano seja aqui no Brasil ou em todo o mundo, com ótimos resultados as pesquisas vão surgindo cada vez mais. Uma novidade que a Fisio-Taping está trazendo para 2012 são os cursos direcionados por área da Fisioterapia e futuramente outros cursos como Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Educação Física. Dentro da Fisioterapia vamos começar com o curso Fisio-Taping Linfático e Estético.


 Movimentando fisio: Quais as aplicações da Fisio-Taping Linfático e Estético?

As aplicações são inúmeras dentro da área de dermatofuncional:
A técnica pode ser utilizada em cicatrizes hipertróficas, que apresentam fibroses, e também em regiões com hematomas, favorecendo rapidamente sua absorção. Oferece ótimos resultados para aqueles que apresentam linfedema de consistência mais “dura” (com mais fibrose), amolecendo a região, facilitando a movimentação linfática. Redução de edemas linfáticos pós-cirurgias plásticas e mastéctomias; Técnicas Viscerais: problemas intestinais e cólicas. Redução de medidas etc.



Gostaríamos de agradeçer ao Dr. Jonas pela entrevista e por enriquecer nosso espaço.

Abraços,

Aline e Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário