domingo, 14 de outubro de 2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Aulas de Pilates

Olá pessoal! Hoje é a Marina Nicola que está postando!

Estou aqui para informar a todos que desejam fazer exercício físio de maneira segura, que estou atendendo pelo método Pilates aqui em Jaú!!

Para quem não conhece, o método Pilates foi criado por Joseph Pilates, um alemão com sérios problemas de saúde, os relatos apontam que ele sofria de febre reumática, e sabia que seu futuro seria não tão otimista, se empenhou a estudar o corpo humano e criou exercícios em aparelhos rústicos. No período da I Guerra foi exilado e mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. E foi neste contexto que comçou, com ajudas de molas acopladas nas camas dos hospitais, a formar a base dos seus sistemas de exercícios e equipamentos. Contudo, seu trabalho teve maior repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre bailarinos como por exemplo, Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.



Mas deixando a história um pouco de lado...estou anexando um folder com somente alguns dos benefícios destes exercícios.
Vale lembrar aqui que meus atendimentos podem ser individualizados ou em grupos, porém os exercícios são selecionados e adaptados de acordo com cada pessoa, ou seja, os exercícios vão priorizar a necessidade e dificuldade de cada pessoa. E também que ele é indicado para idosos também, pois com a perda de massa muscular fisiológica típica de idosos, este método vem de encontro, preservando-a e até aumentando a massa muscular.
Para as grávidas também uma boa notícia, a partir do segundo trimestre o Pilates já é indicado, logicamente respeitando a individualidade da mãe, aliviando as dores que aparecem com a gravidez e também gerando maior bem-estar na hora do parto.

Para quem se interessar estou atendendo em uma clínica que fica localizada na Avenida Rodolfo Magnani, número 800.
Agende sua avaliação através do telefone 8169-2282 ou 9719-2127.


Fica a dica pessoal.

Abraços, Marina Nicola.

sábado, 8 de setembro de 2012

BANHO DE BALDE PARA O BEBÊ

 

O principal benefício é o relaxamento do recém-nascido, pois quase todo o seu corpinho fica imerso na água quentinha, o que relembra a sensação intrauterina, que é o que se deseja quando o bebê acabou de nascer.

Como dar o banho em recém-nascidos

Nas primeiras semanas de vida, a mãe pode envolver o corpo do bebê com um tecido fino de algodão e banhá-lo enroladinho, para promover ainda mais a sensação de aconchego. Na hora da higiene, retirar o tecido. Nas primeiras vezes, o banho pode ser dado por dois adultos. Enquanto um segura o bebê pelas axilas o outro se encarrega de lavar o recém-nascido com suavidade. O banho de balde pode ser dado diariamente até os seis meses de vida. Uma outra opção é optar por dar o banho de higiene na banheira e destinar o balde apenas para o relaxamento do bebê.

Opções de balde

.Balde comum encontrado em supermercados. ATENÇÃO: comprar balde transparente.

.TummyTub, é um modelo de balde desenvolvido na Holanda, é muito semelhante a um balde e possuí alguns itens de segurança, como base antiderrapante. A desvantagem é o preço.





 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dor lombar ao pedalar?

Hoje a postagem será um drops de postagem. São algumas informações sobre dor lombar ao pedalar, servindo tanto para os atletas de competição, amadores ou os ciclistas de fim de semana.
As informações foram tiradas do site www.studiobikefit.com.br e postada no facebook pela página MVP Ciência do Esporte.
Achei muito interessante.


Se é o seu caso, procure seu médico e seu fisioterapeuta, porque pedalar é bom demais!


Abraços
Marina Nicola

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ergonomia em casa

É comum todos nós pensarmos em ergonomia somente no ambiente de trabalho, porém existe outro local onde deveríamos estar atentos: nossa casa.

O que vou postar hoje é um folder que um colega e grande amigo, o fisioterapeuta Thomas Pesavento (Aprimorando do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição - CeMENutri, UNESP Botucatu), desenvolveu para um Grupo de Educação Corporal e Saúde deste mesmo grupo.

Melhore sua postura ao sentar e ao dormir
Quando estiver  assistindo TV, lendo, no almoço/janta, procurar sentar-se corretamente, com as costas e o bumbum encostadas e caso seus pés não alcancem o chão, coloque um banquinho sobre eles.
   
Ao dormir  de barriga para cima, evitar travesseiros altos; quando dormir de lado se possível utilizar um travesseiro entre as pernas; evitar dormir de barriga para baixo.

Melhore sua postura nos afazeres domésticos
Quando for abaixar,  para cuidar do jardim, lavar, varrer o chão, procurar dobrar um dos joelhos, evitando assim a compensação nas costas.
Ao estender a roupa  no varal, diminuir a altura do varal; na hora de cozinhar, as panelas devem estar na mesma altura do ombro.
       
Na hora de escovar os dentes, adequar a altura da pia e dos espelho, mantendo a postura reta.

Quando estiver no computador, manter a posição sentada adequada; o monitor deve estar a altura da visão; evitar que os punhos, pescoço e coluna fiquem fletidos. 


 Evite dores e desconfortos
Para evitar dores e desconfortos na coluna alguns cuidados devem ser tomados:
- Quando carregar pesos, procurar dobrar  os joelhos;
- Dividir o peso, procurando ajuda parar carregar o peso;
- Evitar girar o tronco
Esta ilustração ressalta um fato importante, não adianta dobrar os joelhos mas dobrar a coluna também, com a flexão da coluna o peso ainda fica na coluna, portanto, o que devemos fazer é dobrar os joelhos mas deixar a coluna ereta quando tiver que levantar peso do chão.
Como evitar quedas
Alguns cuidados devem ser tomados:

-Boa iluminação;

- Sem tapetes soltos no chão,
- Manter corredores e lugares estreitos livres;
- Colocar interruptores e telefone próximos à cama; 
- Colocar piso antiderrapante, principalmente nos banheiros;
- Colocar corrimões em escadas;
-Ter cuidados com pisos molhas e com animais domésticos.  



Espero que gostem.
Abraços,
Marina Nicola

quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de Maio é o Dia Mundial Sem Tabaco!



Vamos ao menos tentar neste dia viver sem esse hábito, sem esse vício, para ter uma vida mais saudável! E posso assegurar que as consequências do tabagismo não são nada bonitas e nada agradáveis e vai com certeza de restringir de muita coisa. Então porque não se restringir a não fumar hoje, e depois amanhã e depois de amanhã.....vale a pena brigar para ter uma boa saúde, não é!?


Para mais informações: http://www.inca.gov.br/tabagismo/



Escolha viver!!

Abraços
Marina Nicola

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Shantala, um contato importante entre os pais e o bebê



Durante a gestação o contato das mães com o bebê começa logo quando se descobre a gravidez. As carícias na barriga faz a mãe se aproximar do bebê. Depois que nasce, esse contato só tem de aumentar. Seja na hora de dar banho, de amamentar e até mesmo na hora de dormir. Para essa proximidade aumentar ainda mais, as mães podem usar de uma técnica a partir dos primeiros dias do bebê, a Shantala.

O QUE É SHANTALA?
. É uma massagem milenar que mães indianas fazem em seus bebês. Este nome foi dado pelo Dr. Leboyer em homenagem à mulher que o encantou com a beleza de um momento de amor e troca entre mãe e filho.

BENEFÍCIOS PARA OS BEBÊS:
. Fortalece a relação Mãe- Filho/ Pai- Filho, diminuindo a carência afetiva do bebê;
. Ativa a circulação sanguínea estimulando o melhor funcionamento de todos os órgãos;
. Promove o relaxamento, diminuindo o stress;
. Tranqüiliza e melhora a qualidade do sono;
. Alivia ou previne cólicas, gases ou prisão de ventre;
. Amplia capacidade respiratória;
. Aumenta resistência imunológica;
. Auxilia no crescimento físico;
. Favorece o ganho de peso;
. Desenvolve atenção do bebê para o próprio corpo, estabelecendo imagem corporal;
. Auxilia no desenvolvimento sensório motor;
. Auxilia a minimizar o stress na fase de dentição;
. Ensina aos pais a conhecer e reconhecer as expressões corporais do bebê;
. Auxilia o pleno desenvolvimento de crianças prematuras;
. Auxilia no tratamento de crianças portadoras de necessidades especiais como síndrome de Down e paralisia cerebral;
. Contribui no tratamento de crianças autistas e hiperativas.

BENEFÍCIOS PARA OS PAIS:
. RELAXAMENTO: ao massagear o bebê, você interage com ele e se concentra totalmente nele. Os pais acham essa interação agradável e relaxante.
. DESENVOLVENDO A SENSIBILIDADE: como o bebê não pode dizer se gosta de um toque ou se a pressão aplicada é desconfortável, observe sua reação e interprete-a. Dessa forma, você aprenderá a compreender o seu filho.
. CRIANDO CONFIANÇA: pais atentos aos filhos sentem-se confiantes em seus papéis. Além disso, o contato físico deixa-os à vontade para lidar com eles.
. RELAÇÃO PAIS-FILHOS: a comunicação não-verbal partilhada com o bebê por meio da massagem dá início a uma relação interativa que pode continuar no futuro. A massagem também pode tornar-se um momento regular de intimidade entre pais e filhos.

RITUAL:
. Acreditar no efeito terapêutico da massagem;
. Massagear o bebê quando ele está acordado;
. Realizar a técnica entre as refeições;
. Manter a mente com pensamentos positivos. Esqueça o agito e os problemas do dia-a-dia;
. Pode conversar e brincar com o bebê durante a Shantala;
. A aplicação deve ser contínua: uma vez não vai trazer os efeitos esperados;
. Retirar anéis, relógios e pulseiras. Cortar as unhas. Reúna tudo de que precisa ao seu redor;
. É realizada com o bebê desnudo. Quem for aplicar, deverá usar roupa confortável. Evite sentar diretamente sobre o piso para não resfriar suas pernas e passar friagem ao bebê;
. Trazer toalha, fralda de banho e óleo. OBS: às vezes, quando a criança está totalmente relaxada, pode urinar e até evacuar, por isso, mantenha a fralda sobre a sua perna;
. Duração da massagem é de 15 a 30 minutos, dependendo da idade do bebê. A partir do primeiro mês de vida os bebês já podem receber Shantala. A técnica pode ser realizada até que ambos queiram. Realizar a técnica em um ambiente calmo e silencioso (sem o som de televisão ou rádio, por exemplo);
. A massagem consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê;
. Não se preocupe demais com a técnica. Cada bebê é um indivíduo e seu sinal de satisfação é o melhor indício para saber se os movimentos estão adequados. Não há uma forma “certa” ou “errada” de massagear o bebê, basta tomar alguns cuidados. Massagear a criança significa aproximação física e emocional;
. Antes de começar a massagem: esfregar as mãos uma na outra para energizar e aquecer as mãos. Repetir várias vezes as manobras;
. Termine a massagem com um banho se for possível. O contato da água morna com a pele do bebê é muito prazeroso e relaxante;
. Ao término da massagem, é aconselhável que a mãe ou o massagista lave os pulsos em água corrente e balance os braços, soltando as mãos, para eliminar o excesso de energia que pode ter adquirido durante a massagem.


CUIDADOS:
. O ambiente deve ser arejado, mas não deve ter uma corrente de vento direto no bebê;
. O óleo pode deixar o bebê escorregadio, portanto, atenção ao pegá-lo;
. Se houver suspeita de que o bebê seja alérgico a um produto ou seus derivados, examine a composição do óleo escolhido. OBS: realizar a prova de toque;
. Escolha óleos naturais, porque irritam menos a pele do que os sintéticos;
. No primeiro mês de vida do bebê, respeitar a cicatrização umbilical;
. Não massageie o bebê se ele estiver resfriado ou com febre, pois ela ativa a circulação podendo elevar a temperatura ainda mais. Também não realizar no caso de diarréia, pois o efeito relaxante pode intensificar o estado;
. O realizador não pode estar estressado e doente.






Abraços,
Ana Tereza


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Olá pessoal!

Hoje dia 26 de abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial!

Não podia deixar de postar, porque este tema deveria ser lembrado diariamente por nós profissionais e pelos pacientes, pois cuidado e a prevenção de doenças crônicas, principalmente a hipertensão arterial, deve ser um exercício diário e não somente em campanhas.
Então deixo aqui algumas dicas da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial, e que é difundida em artigos constantemente:


1-) Escolha alimentos mais saudáveis;

2-) Cuide do seu peso;

3-) Tenha uma vida ativa (faça exercício! Qualquer um, aquele que te deixa mais feliz ou menos infeliz!!);

4-) Faça exames preventivos, consulte sempre seu cardiologista (e não precisa ser idoso não, a incidência de hipertensão em adultos-jovens tem aumentado);

5-) Relaxe! Combate ao estresse é essencial;

6-) E acredito que seja a dica mais importante: mantenha sua pressão igual ou inferior a 120x80 mmHg (famoso doze por oito).

São dicas simples, que mudam sua vida e vão te fazer prevenir não somente a hipertensão, mas muitas outras doenças crônicas!!

Para mais informações acesse www.sbh.org.br



E sempre consulte seu médico, fisioterapeuta, educador físico e seu nutricionista!!

Abraços
Marina Nicola

quarta-feira, 14 de março de 2012

Terapia intensiva & Pediasuit

Em meados de 2010, descobri em minhas andanças pela internet, na busca de novidades para agregar ao meu trabalho, um método de reabilitação neurológica que me deixou fascinada. Tratava-se de uma terapia intensiva a qual utilizava uma órtese corporal diferenciada e tinha como proposta o ganho funcional em tempo recorde, comparado à terapia convencional. Um mês de terapia intensiva corresponderia ao ganho que seria obtido em de seis meses de terapia convencional. Fiquei extasiada com as informações que lia e com os vídeos que via sobre essa terapia. Coloquei-me a pesquisar arduamente por mais informações e cursos, quando descobri que o primeiro seria ministrado pela equipe da Therapies 4 Kids em outubro de 2010, me Botucatu, promovido pela Mover Fisioterapia Geral e Aquática em parceria com a UNESP. Fiquei maravilhada com a possibilidade de fazer esse curso, porém não foi possível, por motivos que não cabem aqui relatar, mas, as coisas não acontecem por acaso. No ano passado, durante a formação na Abordagem MAAF – Manuseio de atividades e adequação funcional, ministrado pelo Profº Drº Carlos Monteiro – conheci a responsável pelo feito de trazer ao Brasil o 1º curso de Terapia Intensiva e Pedisuit, a fisioterapeuta Amanda de Oliveira, cujo trabalho sempre acompanhei pela internet. Fiquei eufórica, era um imenso prazer ser colega de turma de uma fisioterapeuta a qual admirava. Desde então nos tornamos amigas e devo agradecê-la por ter me recebido de braços abertos em sua clínica, para me mostrar em detalhes como funciona esse primoroso método de reabilitação.
Bom, agora sem mais delongas, vou escrever sobre o que é esse método do qual tanto falei até o momento..rs
O Pediasuit é uma órtese corporal composta por colete, shorts, touca, joelheiras e calçados adaptados, confeccionado em tecido confortável e dinâmico, ajustado por tracionadores elásticos, responsáveis por promover o alinhamento biomecânico, fornecer a propriocepção da postura correta, trabalhar a reorganização músculo-articular necessárias para otimizar o controle postural e a função global, além de favorecer a normalização do tônus muscular, da função sensorial e vestibular.
A veste a qual me refiro, foi aprimorada a partir de outras vestes que surgiram com o objetivo de auxiliar no tratamento de crianças com paralisia cerebral. A idéia de confeccionar uma órtese corporal, responsável por facilitar o alinhamento corporal e facilitar os movimentos funcionais, surgiu a partir do olhar terapêutico para uma roupa utilizada por astronautas russos, com o objetivo de neutralizar os efeitos nocivos causados pela falta de gravidade no espaço.
Inicialmente, essa roupa era utilizada somente no tratamento de pacientes com paralisia cerebral. Hoje, são muitos os casos que podem ser tratados com o auxilio dessa veste. Além da paralisia cerebral, pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, traumatismo crânio encefálico, acidente vascular cerebral, ataxia, atetose, hipertonia, hipotonia, autismo, síndrome de down, síndromes genéticas, espinha bífida e má formação congênita, tem se beneficiado enormemente dos resultados que essa roupa proporciona, juntamente com a terapia intensiva.
Como já conheceram um pouquinho do Pediasuit, vou escrever sobre a terapia intensiva na qual é utilizada essa roupinha.
A terapia intensiva com o Pediasuit, consiste num programa de reabilitação de aproximadamente 80 horas, distribuídas em um mês, realizadas 5 dias na semana por aproximadamente 3-4 horas. Essas horas são divididas em quatro etapas a serem seguidas.
1.Etapa: São realizadas mobilizações articulares, alongamentos, massagens, exercícios de aquecimento, fortalecimento muscular, onde pode optar-se por realizar os movimentos isolados ou combinados, em suspensão com ou sem carga;
2.Etapa: O treinamento evolui permitindo que o paciente continue realizando movimentos isolados, combinados ou suspensos, porém, agora utilizando o Pediasuit. Os elásticos, que tem como função imitar a ação muscular, através da tração que é realizada, permite o ajuste de padrões próximos a normalidade, facilitando o movimento coordenado e inibindo reflexos;
3.Etapa: Nesse estágio, são trabalhados exercícios que visam o ganho de força, estabilização, equilíbrio, coordenação motora, habilidades funcionais, descarga de peso e integração sensorial, utilizando-se do spider- cinto ligado à gaiola por elásticos. Essa fase permite maior liberdade de movimento e independência ao paciente;
4.Etapa: Desaceleração e relaxamento. Nessa fase pode ser utilizado recursos como à hidroterapia ou associar atividades mais leves com o trabalho realizado por outras áreas da equipe multidisciplinar, como é o caso da fonoaudiologia e da terapia ocupacional.
Benefícios:
•Reaprendizagem através da neuroplasticidade;
•Proporcionar estabilização externa;
•Adequar o tônus muscular;
•Adequação postural, buscando um alinhamento próximo ao normal;
•Proporcionar correção dinâmica;
•Corrigir padrão da marcha;
•Proporcionar a estimulação tátil;
•Influenciar o sistema vestibular;
•Melhorar o equilíbrio e coordenação motora;
•Promover a diminuição dos movimentos involuntários (ataxias e atetoses);
•Devolver consciência corporal e propriocepção (articulações, ligamentos, músculos);
•Permitir o aumento da densidade óssea;
Contra-indicações e precauções:
•Crianças menores de 24 meses ou 12 kilos;
•Subluxação de quadril maior que 30%;
•Contraturas articulares ou musculares graves, que não permitam o alinhamento biomecânico próximo do normal na postura em pé.
•Convulsões não controladas;
•Pressão arterial elevada;
Em breve postaremos uma entrevista, realizada por mim e pela fisioterapeuta Marina Nicola com a também fisioterapeuta Amanda de Oliveira, sobre as novidades da área. Aguardem! Quem quiser saber mais sobre esse método, fique ligado no blog e podem enviar perguntas.
Seguem algumas fotos minhas, vivenciando o método, na clínica Mover Fisioterapia Geral e Aquática, em Botucatu.
Abraços
Aline

terça-feira, 6 de março de 2012

Olá pessoal, nesta quinta-feira em comemoração do dia internacional da mulher estaremos (a fisioterapeuta Aline Fornaroli  e Marina Nicola) dando um desconto especial para as mulheres que quiserem atendimento com Fisiotaping (bandagem elástica adesiva). As vagas são limitadas, então...entrem em contato para marcar seu horário!!


Abraços,
Marina

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Entrevista Jonas Franzolin – Método Fisiotaping

O blog Movimentando Fisio tem o prazer de entrevistar o fisioterapeuta Dr. Jonas Franzolin, criador e ministrante dos cursos de Fisiotaping em todo o país.


Movimentando fisio: Conte-nos como e onde foi  sua formação no método de bandagens neuromusculares.

Primeiramente gostaria de agradecer ao blog Movimentando Fisio pelo convite. Minha formação no método de bandagens neuromusculares começou em 2008 em Madri na Espanha, onde fiz o curso Kinesio Taping (KT1 e KT2). Depois também na Espanha em 2009 fiz outro curso de bandagens que se chama Vendagens Neuromiofascial. Voltando para o Brasil também em 2009 fiz a formação completa da Kinesiology Taping, e em 2011 voltei para Europa só que agora em Portugal na cidade de Porto para terminar a formação da Kinesiotaping (KT3).


Movimentando fisio: Como surgiu a Fisiotaping e qual o diferencial em relação aos outros métodos no mercado, como a Kinesiotaping e o Therapytaping?

A Fisio-Taping surgiu em 2009 quando voltei ao Brasil já com o objetivo de passar meus conhecimentos adquiridos nos cursos internacionais. Ministrei meu primeiro curso sobre bandagens eláticas funcionais na cidade de Bauru. Primeiramente como meu objetivo era fazer um curso especifico para Fisioterapeutas, estava a procura de um nome que uni-se  a fisioterapia com bandagens, daí surgiu o nome de Fisio-Taping. O diferencial em relação aos outros métodos de bandagens Neuromusculares acredito que seja na forma de realização do curso, sendo mais objetiva e prática. Passado de uma forma mais clara para os alunos tornando-se uma ótima ferramenta de trabalho para o profissional. Todos os cursos de bandagens neuromusculares vêm da linha da Kinesio Taping onde surgiu a técnica de bandagens elásticas adesivas no Japão. Então cada professor tem sua Filosofia de trabalho conciliando a vivencia prática e muito estudo na área.


Movimentando fisio: Quais as novidades em relação às bandagens neuromusculares funcionais? Quanto aos cursos, você poderia nos dizer se pretende direcioná – los no futuro por áreas, como fez com a linfotaping.

As novidades sobre a técnica de Bandagens tem surgido a cada ano seja aqui no Brasil ou em todo o mundo, com ótimos resultados as pesquisas vão surgindo cada vez mais. Uma novidade que a Fisio-Taping está trazendo para 2012 são os cursos direcionados por área da Fisioterapia e futuramente outros cursos como Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Educação Física. Dentro da Fisioterapia vamos começar com o curso Fisio-Taping Linfático e Estético.


 Movimentando fisio: Quais as aplicações da Fisio-Taping Linfático e Estético?

As aplicações são inúmeras dentro da área de dermatofuncional:
A técnica pode ser utilizada em cicatrizes hipertróficas, que apresentam fibroses, e também em regiões com hematomas, favorecendo rapidamente sua absorção. Oferece ótimos resultados para aqueles que apresentam linfedema de consistência mais “dura” (com mais fibrose), amolecendo a região, facilitando a movimentação linfática. Redução de edemas linfáticos pós-cirurgias plásticas e mastéctomias; Técnicas Viscerais: problemas intestinais e cólicas. Redução de medidas etc.



Gostaríamos de agradeçer ao Dr. Jonas pela entrevista e por enriquecer nosso espaço.

Abraços,

Aline e Marina